O PROCESSO DA FALA

FALAR É UM PROCESSO QUE COMEÇA NA TROCA DE OLHAR ENTRE MÃE E FILHO, QUANDO ELE APRENDE A LINGUAGEM DO CORPO.

▪ Converse com seu bebê durante a gestação e a partir do primeiro dia de vida após o nascimento. Conte histórias, cante, brinque de fazer ruídos como: espirrar, tossir ou rir, ainda que ele não esteja entendendo. O importante é estimulá-lo por meio da audição e da visão. Observando o movimento dos lábios, por exemplo, seu bebê aprenderá a se comunicar melhor. Aproxime seu rosto do dele para obter um bom contato visual.

▪ Brinque de fazer caretas, expressando emoções com alegria, tristeza ou surpresa.

▪ Mesmo que ele ainda não entenda os significados das palavras fale com ele de forma clara e correta.

▪ É importante que a estimulação seja espontânea e ligada a situações do cotidiano da criança. Ao dar banho, por exemplo, comece com uma brincadeira do tipo: “Nossa! Esse pé tem chulé.” Não vai adiantar nada sentar na frente dele, apontar seu pezinho e ficar repetindo a palavra mil vezes. A brincadeira será mais útil.

▪ Quando ele começar a se expressar, ouça-o com atenção e paciência, sem apressá-lo.

▪ Mamadeira não é Tetê, por isso evite repetir as palavras que ele inventa para nomear os objetos por mais engraçadinhas que sejam. Em vez de reforçar o erro, pergunte, por exemplo: “você quer a mamadeira?”

▪ Não abuse dos diminutivos, nem use linguagem infantilizada, mesmo que seu vocabulário se restrinja a duas ou três palavras.

▪ Alguns baixinhos têm preguiça de falar. Pudera! Para que se esforçar se a mamãe, a um simples gesto, entende o que eles querem? Por isso, nada de sair correndo quando ele aponta para a torneira ou para o filtro. Isso não quer dizer que você vai deixá-lo com sede enquanto ele não sabe pronunciar a palavra água. Mamãe vai dar água para você. Repita a palavra várias vezes.

▪ Elogie seu filho a cada progresso. Ao perceber o quanto você fica feliz por ele estar falando, com certeza ele se esforçara muito mais.

CONTINUE ESTIMULANDO SUA APRENDIZAGEM E NÃO SE ESQUEÇA QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO.

1 mês – converse, cante músicas de ninar, olhe diretamente nos seus olhos, sorria para ele e toque seu corpo.

2 meses – levante-o para que possa enxergar o seu redor e coloque objetos próximos a seu campo de visão. Instale móbiles no berço para que ele acompanhe o movimento dos brinquedos.

3 meses – brinque com gestos e palavras, coloque um chocalho em sua mãozinha e o leve para passear.

4 meses – ofereça objetos interessantes que emitem seus  próprios sons, para que ele possa tocá-los, sentado ou deitado.

5 meses – brinque com ele na hora  do banho e coloque músicas variadas para tocar.

6 meses – coloque em suas mãozinhas alimentos diferentes para serem manuseados, como biscoito, pedacinhos de frutas, e dê o máximo de carinho e atenção promovendo dessa forma, a segurança. Incentive-o a se arrastar para pegar os brinquedos.

7 meses – deixe-o livre para explorar seus brinquedos e ofereça-lhe o maior número de brinquedos sonoros.

8 meses – passeie com ele ao ar livre, mostrando tudo que se passa ao seu redor. Dê toda a assistência que ele precisa nessa fase, acalente-o quando chora, nesse período ele percebe que a mãe é uma pessoa separada e isso o angustia, por isso mostre que está sempre por perto.

9 meses – explique para ele tudo o que vai fazer, seja no banho, na refeição, na troca de roupa, e ajude-o a ficar em pé para fortalecer a musculatura. Ofereça livros com cores fortes.

10 meses – conte histórias com figuras infantis e ofereça brinquedos de encaixe.

11 meses – brinque com ele de tirar objetos da caixa e toque cantigas de roda.

12 meses – imite sons de bichinhos e estimule-o a andar.

15 meses – dê revistas para pintar  e desenhar e rabisque com ele, deixe-o comer sozinho.

18 meses – dê oportunidades para que ele se exercite, subindo escadas, empurrando objetos, cantando, etc…

24 meses – leve-o a parques, museus, zoológicos, responda suas perguntas frequentes, conte história e ajude a representar personagens.

30 meses – ajude-o a descobrir o mundo por meio de brincadeiras, leitura e passeios.

36 meses – passe informações coerentes com a realidade, sempre reserve um tempo do seu dia para ele e viaje em suas brincadeiras e personagens criados por sua imaginação.

“O PROCESSO DA LINGUAGEM É UMA AQUISIÇÃO PARA A VIDA, ESTAMOS SEMPRE APRENDENDO”

Com carinho,
Salamê Minguê