ESTIMULANDO A MENTE DO SEU BEBÊ

Vamos ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial intelectual permitindo-lhe crescer e se transformar em jovens saudáveis e confiantes, abordando o envolvimento com:

▪ inteligência

▪ curiosidade

▪ espírito de invenção

▪ senso de descoberta

▪ desejo de explorar

▪ julgamento

▪ raciocínio

▪ humor

▪ adaptabilidade geral ao meio ambiente.

Crianças nascem com um número de ações reflexas como:

– agarrar, chupar, engolir

– movimentos dos olhos, como: piscar, focar, acompanhar

Esse é o único meio que os recém-nascidos experimentam o mundo a volta deles.

Os bebês são:

– ativos
– nascem com forte desejo de saber
– procuram inerentemente por estímulos
– adoram explorar e manusear
– gostam de experimentar suas habilidades recém adquiridas
– constroem o conhecimento agindo e interagindo com os objetos a sua volta

Ex: Chocalho

1º. Constroem o conhecimento agindo sobre o objeto que estão tentando conhecer. Conhecer o chocalho é conhecer seu peso, manuseá-lo que barulho faz, que gosto tem e seu cheiro. E agarrá-lo, sacudi-lo, cheirá-lo, abocanhá-lo.

2º. Expandem seu conhecimento relacionando o que estão tentando saber com o que já sabem.  Relacionam o velho com o novo. Se já sabem apertar, apanhar, saborear objetos então um novo objeto é conhecido exatamente sendo agarrado, apalpado e abocanhado.

3º. Apropriam-se do conhecimento usando-o. Precisam usá-lo para dominá-lo e torná-lo seu.

Eles desenvolvem seu potencial intelectual pela exploração e pela brincadeira

Vamos, então:

– Aceitar cada criança com o seu temperamento, cada uma é uma;
– Oferecer brinquedos apropriados a idade;
– Evitar interrupções, permitindo que ela o descubra;
– Sorrir e olhar sempre nos olhos;
– Mostrar alegria quando a criança tiver sucesso;
– Não dar instruções complicadas, usar linguagem compreensiva;
– Fazer a demonstração do brinquedo pela 1ª. vez;
– Encorajar a cooperação com os amigos;
– Ouça as palavras como outro sinal que ela estiver dando: olhares e linguagem corporal;
– Tente não demonstrar impaciência, naqueles casos em que você considerar mais difícil, faça reforços positivos e demonstre um afeto incondicional.

ESPIRAL DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

– Inteligência sensório-motora: nascimento – 2 anos

– Pensamento pré operacional:  2 até 7- 8 anos

– Pensamento operacional concreto:  7 -8 até 12 -14 anos

– Pensamento operacional formal:  a partir dos 14 anos

PERÍODO SENSÓRIO MOTOR

Conhecer através dos sentidos e da ação física. O desenvolvimento mental progride por fases e estágios; estágio = constitui uma maneira de aprender e de entender o sentido das coisas.

1º. Estágio – do nascimento aos 3 meses ( agarrar, chupar, movimentos dos olhos, etc…).

2º Estágio – de 1 a 4 meses (ações repetidas, coordenar mão/boca, seguir os outros com olhos, voltar a cabeça na direção do som).

3º Estágio – de 4 a 8 meses (capacidade de exercitar todas as suas habilidades manipulando o mundo exterior dos objetos).

4º Estagio – de 8 a 12 meses ( aperfeiçoando tudo o que aprendeu).

5º Estágio – de 12 a 18 meses (já pode experimentar e resolver problemas, inicialmente por tentativa, mas depois com bastante eficiência).

6º Estágio – de 18 a 24 meses já resolve seus probleminhas sozinhos (mentalmente passando a solucioná-los).

AMBIENTES ENRIQUECIDOS

 1º estágio:

– lençol ou tapete  colorido com formas e cores diferentes – colocá-lo de bruços;

– bonecos com fisionomia humana;

– massagem – toque = estabelece vinculo emocional;

– conversar, cantar, ouvir músicas suaves;

– brinquedos pendurados (pedaços de papel, alumínio amassado, panos coloridos, colher de plástico, etc…);

– móbiles de cartolina (com bolas brancas e pretas), retalhos coloridos com diversas formas;

– coloque o dedo em cada mão e suavemente puxe-o para a posição sentada;

– dê objetos macios, toalhinha, colher, chocalho, argola de plásticos, etc…;

– tocar o bebê com a sua mão, a borda de cetim do cobertor, um chocalho, uma bola de borracha;

– converse com ele, olhando nos olhos, dizendo poucas palavras e espere ele “responder”;

– diga o nome dela.

2º estágio:

– apresente apenas um novo objeto de cada vez (lã, colheres de pau, círculos de madeira, bolas de plástico, tecidos diversos, papel amassado, etc…);

– ofereça objetos de diferentes tamanhos, formatos e texturas, tecidos diversos, bolas, blocos, palha e papel;

– esfregue os objetos nos dedos dele. Por quanto tempo ele o segura?

– coloque o seu dedo na palma da mão dele e observe-o ao agarrar. Depois com suavidade, afaste o dedo. Repita algumas vezes;

– chocalhos são uma maravilha: sacudidos emitem ruídos e o ajudam a ajustar as ações e melhorar sua maneira de agarrar, sacudir, manipular, examinar, escutar, levar a boca, etc…;

– desloque um chocalho de um lado para o outro do corpo do bebê, da cabeça aos pés. Sacuda-o suavemente, num lento semi circulo do centro do corpo para o lado esquerdo do bebê, de volta ao centro e depois para a direita;

– mude sempre o móbile quando o bebê se desinteressar-se dele. Pendure papeis coloridos, tecidos, prendedores de roupas, sininhos, argolas grandes, papel de alumínio (pois este reflete a luz de uma janela e ajuda no desenvolvimento da coordenação olhos / músculos);

– numa sala escura (quando a cortina estiver fechada, por exemplo) dirija a luz de uma lanterna para a direita e para esquerda, para cima e para baixo;

– eles gostam de objetos grandes em movimentos; gostam de observar gente indo e vindo, novos rostos, novos contatos;

– pegue um objeto estranho e brilhante, como uma forma de papel alumínio e segure-o a distancia do braço esticado do bebê;

– dê-lhe tempo para se acostumar com o novo objeto antes de aproximá-lo. Isto o ajuda na capacidade de incorporar novos objetos ao seu “mundo”;

– com o bebê deitado de costas, segure seus pulsos com as mãos e ajude-o a bater palminhas. Termine a brincadeira levando as mãos do bebê ao rosto dele para que se toque, traga as mãos do bebê ao seu rosto;

– além dos móbiles e coisas novas, brinquedos que emitem sons ou que se mexam são agora de grande interesse;

BRINCADEIRAS COM O SOM

– tente repetir a atividade inicial de deslocar um objeto de um lado  para o outro, mas desta vez use um sininho ou simplesmente estale os dedos ao deslocar uma boneca;

-faça sons de estalar a língua enquanto encara o bebê, deitado de costas, deslocando o rosto de um lado para o outro. Cante, “resmungue”, converse enquanto troca-o;

– sacuda brinquedos que produzam ruído, como bolas com apito, na frente do bebê. Desloque o brinquedo suavemente;

– pendure sininhos perto de uma  janela de modo que o bebê ouça música suave sempre que o vento entrar na sala;

–  toque diferentes tipos de música para ver qual delas eles apreciam mais;

– com o bebê de bruços, segure um chocalho diretamente na frente dele. Levante o chocalho lentamente, de modo que o bebê siga o ruído, erguendo a cabeça. Encoraja-o quando necessário, ajudando-o a apoiar-se sobre as mãos. Abaixe o objeto e repita;

– “quando ele emitir um som “ah” diga um “aaahh” mais prolongado. Logo ele vai imitá-lo.

– reproduza os sons emitidos por ele. Espere que ele produza um outro som e depois repita o processo;

(os bebês gostam realmente de ouvir sua própria voz)

3º estágio:

– a primeira prioridade é oferecer espaço seguro para ele engatinhar;

– móbile com bolas para chutar;

– amarre um balão, guizo ou bola de lã numa pulseira e coloque no seu pulso;

– com elástico amarre um balão ao tornozelo e observe-o a descobrir a conexão entre os seus movimentos e o comportamento do balão;

– colheres de pau e tigelas plásticas para que produzam ruídos;

– amarre brinquedos num barbante e coloque o barbante na mão do bebê, tamborzinho, coisas barulhentas, brinquedos com apitos, etc…;

– role bolas para frente e para trás;

– puxe um fio para tocar um sino;

– encha as bochechas e segure as mãos do bebê para apertá-las e esvaziá-las;

– traga a mão do bebê para a sua boca enquanto você balbucia;

– as mãos são elementos chave no desenvolvimento do 3º estagio;

– adora desmontar coisas;

– agora distingue cores, uma faixa de feltro com figuras brilhantes, coloridas e formas diferentes;

– maior maravilha: jogo de esconde-esconde; jogos em que o bebê pode ver uma parte de você enquanto o resto do corpo está escondido, onde se observa que o instinto dele é repetir o jogo, pois ele vai encontrar o resto de você que está escondido. Isto para ele é uma mágica;

– jogos de empurrar e puxar são muitos bons nesta idade;

– prenda duas bolas de pano com um pedaço de elástico entre elas. Segure uma ponta  e encoraje o bebê a segurar pela outra ponta. Estique o elástico e solte;

– em vez de simplesmente colocar os objetos na mãos do bebê, tente trazer o objeto ao alcance dele lentamente;

– enquanto olha no espelho, deixe que o bebê veja o reflexo de um brinquedo. Então mova atrás dele, ainda mantendo o brinquedo visível no espelho. Ele poderá ver o brinquedo no espelho, mas não atrás dele;

– faça brincadeiras de esconder em que você esconde o rosto, revelando apenas pequena porção dele;

– faça a mesma coisa escondendo um brinquedo atrás de um objeto, caixa, revelando apenas parte dele, pode-se fazer sons, etc…;

– esconda objetos atrás de uma almofada, mostre, cubra-os e faça o bebê encontrá-los.

– deixe uma bola, um guizo cair na frente dele;

4º estágio:

– jogue chaves (de plástico) na direção dele. A 1ª reação é pega-las e levá-las a boca. Agora jogue a almofada em cima das chaves. O que ele vai fazer?

* vai mostrar raiva, frustração e chorar ou vai estender a mão para a almofada, afastando para encontrar as chaves. Se ele chorar precisa se desenvolver mais, mas se empurrar a almofada mostra que tem uma meta e vai superar os obstáculos.

– pendure um brinquedo com haste e um aro nas extremidades com alças para puxar;

– arrume um boneco de mola dentro de uma caixa, ajude-o a brincar com ele;

– carrinhos para empurrar em superfícies lisas;

– grandes bolas listradas;

– blocos de empilhar, construam uma torre e depois as derrube;

– gostam de bater palminhas;

– fale em sentenças claras;

– use rimas e ritmos (vocês são ótimas para isso);

– exponha as crianças a instrumentos musicais como: tambores, xilofones, etc…;

– coloque 3 blocos numa fileira e encoraje-o a empurrá-los;

– role a bola fora do alcance dele e encoraje-o a pegar a bola e devolver para você;

– caixinhas de música são maravilhosas neste estagio;

– faça caretas e espere pela imitação;

– aponte para objetos em livros de figuras e diga o nome das coisas enquanto conta a história;

– encoraje-o a alimentar você, limpar seu rosto com guardanapo, fazer uns carinhos;

– coce a cabeça exageradamente. Espere ele imitar;

– dê bastantes opções para ele imitar:

* boceje;
* acene tchau;
* bata palmas;
*imite as vozes dos animais;
* arregale os olhos

– dê ao bebê um bloco de tubo de papel. Disque o telefone. Ele tenta imitar seus gestos?

– segure-o no colo, deixe cair um brinquedo no chão e pergunte: para onde foi o brinquedo?

– role uma bola grande até que derrube outro brinquedo. Observe-o;

– toque um tamborzinho, ou outro objeto que imita som e ele vai associar o movimento do seu braço com o som produzido;

– objetos para que ele gire;

– coloque um pano sobre um objeto ou brinquedo. Ele vai remover o pano e pegar o brinquedo?

– esconda um brinquedo, objeto dentro de algo com tampa;

– coloque um relógio barulhento debaixo do tapete e deixem que eles o procurem;

– brinquedos de formas variadas que se encaixam;

– enrole um brinquedo com ruídos num papel ou pano e com a ajuda do bebê, desembrulhe-o;

– use o cilindro de cartolina (de um rolo de toalha de papel) passe um lenço colorido numa ponta e faça sair pela outra;

– esconda objetos enquanto a criança os acompanha visualmente. Deixe que ela os descubra;

– use diferentes obstáculos para cobrir os objetos. Tente caixas, livros, papel, lençol, roupas, tigelas, almofadas, bichos de pelúcia, o seu corpo, suas pernas, etc…;

– esconda o chocalho debaixo de uma caixa e o sacuda-o suavemente. Ele vai procurá-lo;

– faça um furo no alto de uma lata grande e brinque com ele deixando cair pequenos objetos lá dentro (que não possam ser engolidos);

– coloque um objeto numa sacola, bolsa de pano, caixa de sapato, etc… Deixe-o observar vocês descobrindo o objeto. Repita e veja se ele faz algum gesto para descobrir o objeto por si só;

5º estágio:

As crianças adoram atirar coisas:

– coloque uma bola numa “meia velha” e sacuda-a na frente delas. Elas vão sacudir também?

– faça uma serie de planos inclinados e apresente ao bebê vários objetos que rolem (bolas, carros);

– leve-os ao ar livre e role a bola nas diversas superfícies que encontrar;

– recorte figuras dos objetos do cotidiano, e coloque os objetos reais ao lado das figuras. Elas vão corresponder os objetos reais com as figuras?

– jarros com tampas de rosca, abrir e fechar, encher e esvaziar (permitem o aprendizado por tentativa e erro e reforça noções de: objeto, espaço, tempo, causalidade). Gostam de brincar com grande quantidade de uma mesma coisa;

– pranchas de martelar;

– carrosséis;

– brinquedos de empurrar com movimentos articulados;

– bonecos que saem de dentro de brinquedos;

– bonecos ou animais em forma de pinos de encaixar;

– quebra cabeça simples, com pequenos encaixes nas pecinhas;

– conjunto de bloquinhos de madeira para empilhar;

– conjunto de copos e tigelas plásticas;

– prendedores de roupas guardados em jarras transparentes;

– argolas de plástico coloridas de tamanhos decrescentes que se encaixam numa haste

– prenda um barbante a uma caixa para fazer um caminhãozinho de puxar;

– corte um circulo do tamanho de uma bola de pingue- pongue  na tampa plástica de uma lata. Arrume 3 bolas de pingue pongue e 3  blocos para a criança encaixar a forma certa;

– use xícaras plásticas na hora do banho para encorajá-lo o encher e esvaziar dos recipientes com água;

–  quanto a brinquedos que encaixam uns nos outros, tente usar copos de papel ou caixas de sapato;

– empilhar brinquedos é uma excelente atividade. Empilhe alguns blocos. A criança vai tentar pegar algum bloco colorido bem no meio?

– relações espaciais. Pinte um lado de um tubo de cartolina. Elas vão virá-lo para ver o lado colorido?

– parafusos e porcas grandes para que elas parafusem uns nos outros (existem de madeira e plástico);

– amassar papel, depois colocar a bola de papel em um balde e tentar encontrá-la;

Brincadeiras de esconde-esconde são enriquecedoras, tanto vocês se escondendo como pedir que eles se escondam e sempre que se encontrarem é importante ficarem felizes com o sucesso das crianças.

No 1º ano é esperado um vocabulário de 3 ou 4 palavras. Elas agem em resposta ao que lhe é falado, vem quando são chamadas, entendem ordens, balbuciam expressivamente e olham para locais específicos quando questionadas sobre algum objeto ou pessoa.

Quando tiver 2 anos, o número de palavras dominadas estará entre 200 e 1000.

Portanto: vamos encorajá-los a usar termos sociais: tchau, gosto de você, etc…; usar verbos para descrever as ações; apontar para objetos e dizer o nome; reagir com entusiasmo aos esforços delas falarem, sorria e repita as palavras.

BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O CÉREBRO DA CRIANÇA

Crianças pequenas são: afetuosas, assertivas, cheias de energia, contestadoras, curiosas, encantadoras, alegres, engraçadas, independentes, felizes, amáveis, intrometidas, graciosas, autoconfiantes, constrangedoras, surpreendentes e imprevisíveis.

Para desenvolver o cérebro desses seres humanos adoráveis é só brincar expressivamente com eles: cantar, dançar, abraçar, embalar, conversar, cheirar, saborear, etc…

Através da repetição as conexões cerebrais tornam-se permanentes, uma conexão nunca ou pouco usada, tem poucas chances de sobreviver. Uma criança imersa na linguagem desde o nascimento vai aprender a falar muito bem.

Uma criança cujos “gu-gus, dá-dás” recebem sorrisos em lugar de apatia, provavelmente vai se tornar receptiva emocionalmente.

Uma criança a quem falam ou para quem lêem raramente nos 1°s anos pode ter dificuldade em dominar a linguagem mais tarde.

Uma criança com quem brincam raramente pode ter dificuldades com o ajustamento social mais tarde.

A melhor maneira de desenvolver as conexões cerebrais das crianças pequenas é dar-lhes o que precisam:

Um ambiente interessante para explorar, seguro e cheio de pessoas que respondam as suas necessidades emocionais e intelectuais.

Crianças pequenas precisam de pessoas amorosas que lhes dêem apoio, cantem para elas e as abracem, conversem com elas, leiam para elas.

Podemos ajudá-las a se desenvolver e aprender fazendo-lhes perguntas que tenham sentido para elas, expondo-as a um grande numero de experiências, atividades e brinquedos e evidentemente, dando-lhes amor e segurança.

“Se você me tocar com delicadeza,
Se você me olhar  e sorrir,
Se conversar comigo e me ouvir,
Vou crescer, crescer de verdade”
(Anônimo)

Brincar de empurrar:

Objetos leves como um bichinho de pelúcia ou um brinquedo pequeno.

Diga: “um, dois, três, empurrar”! empurre um dos brinquedos.  Repita a contagem e encoraja-a a empurrar o mesmo brinquedo.

Muito Amor:

Sente-se no chão com elas, ponha um ou dois, ou três bichinhos a seu lado. Escolha um abrace-o. Diga palavras carinhosas como: “É tão gostoso brincar com você”!

“Adoro te abraçar”!

Dê a elas um dos bichinhos e peça para abraçá-lo e beijá-lo.

Engatinhar até o brinquedo:

Coloque um brinquedo numa ponta da sala. Abaixe e engatinhe até o brinquedo e faça de conta que ele diz algo como: “Ei, Rodrigo, será que você consegue me pegar”?

1,2,3,bateu!

Coloque-a no seu colo de frente para você. Diga, “um, dois, três, bateu”!

Ao dizer a palavra “bateu” segure a cabecinha dela e encoste-a delicadamente na sua. Diga as palavras de novo e desta vez encoste os narizes ao pronunciar a palavra “bateu”. Continue a brincadeira, encostando ou batendo delicadamente em diferentes partes do corpo.

Brincadeiras de esconde-esconde:

Cobrindo os olhos coma as mãos; colocando uma toalha na frente do rosto, escondendo-se atrás de algo e reaparecendo, colocando as mãos da criança em cima dos olhos dela e depois retirando-as; colocando um brinquedo embaixo de alguma coisa e depois tirando-o de lá; desenhando um rosto no seu polegar com uma caneta e escondendo o polegar embaixo dos outros dedos:  Oi, Achou !!!

Brincar de ler:

Livros simples, com texturas diferentes: pano,cartolina, plástico.

Aponte as imagens dos livros e dê nome ao vários objetos.

Varie o tom de sua voz, faça caretas engraçadas ou outros efeitos especiais quando ler para estimular o interesse delas.

Ler frequentemente, durante períodos curtos de tempo.

Toques e carícias:

Cante e toque-as ao trocar fraldas, banho ou outra qualquer atividade, cante sua musica favorita e toque a barriguinha ou as costas com o dedo indicador no ritmo da canção; sempre termine a canção com um beijo.

Surpresa:

Boneco na caixinha, boneco na caixinha (feche os dedos da mão direita e esconda o polegar entre eles)

– está na hora de acordar e sorrir (bata no punho com a outra mão, como se estivesse batendo numa porta)

– um, dois, três…(continue batendo)

– ele agora vai sair (tire o polegar de dentro dos outros dedos)

Sons agradáveis e desagradáveis:

Às vezes elas se assustam com certos sons. Ouça um relógio e veja se consegue imitar.

Vá de um lugar a outro e observe vários sons, a porta se abrindo, radio tocando, móbile pendurado no teto, abrir e fechar a gaveta ou janela.

O nome das coisas:

Pegue a mão da criança e coloque-a sobre a mesa enquanto você diz “mesa”. Repita esta brincadeira tocando outros objetos ou partes do corpo da criança, com pessoas que a criança conhece.

Blocos:

Às vezes as crianças se divertem mais derrubando do que os empilhando.

Imitar:

Engatinhar ou andar para as diversas partes da sala e descrever o que está fazendo:

Estou andando (ou engatinhando) lentamente em volta da cadeira; engatinhe ou ande até a parede e diga “uh,uh”;  engatinhe ou ande até a porta e conte até três; caminhe completando um circulo e sente-se dizendo: “ chi, chi, bum”!

Contar histórias:

2 a 4 minutos é o tempo que a criança consegue ficar sentada quieta. Elas se interessam por livros com fotos de criança fazendo coisas familiares como comer, correr, dormir. Livros que dizem “oi” e “tchau” são populares nesta faixa etária.

Sentir texturas:

Algo duro (bloco de madeira), algo macio (bichinho de pelúcia). Ponha a mão no objeto duro que você escolheu e diga o nome do objeto seguido da palavra “duro”, “bloco duro”; coloque a mão em outra coisa dura e repita a operação: “mesa dura”.

Faça isso várias vezes antes de introduzir os objetos macios.

Quando disser a palavra “duro”, use um tom de voz suave.

Tudo fala:

Pegue seu ursinho de pelúcia segure-o na altura de sua orelha como se estivesse ouvindo o que ele está dizendo.

Diga à criança o que o ursinho falou: “vamos brincar?”

Mude o tom de voz, usando falsetes ao falar no lugar de um brinquedo.

A vaca diz “mu”:

Mostre-lhe livros com ilustrações de animais e pronuncie os sons característicos de cada um deles.

Amigo imaginário:

Pegue um copo de papel e recorte um círculo pequeno no meio. Passe o dedo por ele. Seu dedo vai ser o nariz do boneco.

Desenhe olhos e uma boca sorridente em torno do orifício. Converse com elas a respeito do boneco e diga coisas positivas sobre ele.

Onde estou?

Esconda um bichinho e lhe diga:

– Onde está ó coelhinho?

– Onde pode estar?

– Vamos procurá-lo?

– Um, dois, três…

Vá até onde o coelhinho estiver e diga: Achei o coelhinho! Viva!

Opa, oi!

Faça um buraquinho no fundo de um copo de papel, passe um canudinho pelo buraco. Cole um circulozinho de cartolina numa das pontas do canudo. Desenhe um rosto na cartolina, faça o rosto aparecer e desaparecer e diga: “Opa, oi”!

Vamos praticar!

Com carinho,
Salamê Minguê