O leite materno é sem dúvida a maior fonte de riqueza infinita que podemos oferecer aos filhos. Ele traz a combinação perfeita de proteínas, gordura, lactose, sais minerais, vitamina e água para o aparelho digestivo, ainda em formação. Ele contém nutrientes de que a maioria dos bebês precisa até os 6 meses. Ele muda de consistência e valor nutricional durante as mamadas: começa mais fino, matando a sede, depois fica rico em calorias, garantindo energia.
Deixar que o bebê sugue de 10 a 15 minutos em cada seio evita que ele volte a ter fome rapidamente. Se o bebê é exclusivamente alimentado com leite materno, ele não precisa de líquidos extras. O leite tem água suficiente para mantê-lo hidratado. Mas, desde que eventualmente, não há mal em oferecer alguns goles de água filtrada e fervida, com auxílio de uma colherzinha, para que ele não se acomode com a facilidade do bico da mamadeira e pare de sugar o peito.
Assim, que o bebê completa 6 meses, começa a experimentar outros alimentos diferentes do leite materno. A introdução de frutas e sopinhas é gradativa. E logo, nosso pequeno estará comendo como gente grande. Boa parte das mamães, voltam ao trabalho no fim da licença maternidade, geralmente, quando o bebê está perto de completar 4 meses e nem sempre é possível estar com ele na hora da mamada. O leite pode ser retirado, guardado em um recipiente esterilizado próprio e conservado na geladeira, no máximo por 24 horas. Congelado, o leite materno se mantém por 15 dias sem perder o valor nutritivo.
Descongele-o em temperatura ambiente (no máximo em 4 horas) ou ainda dentro do frasco, mergulhando-o em água fervente durante 5 minutos. E quando o leite é retirado durante o horário de trabalho da mamãe, sempre de acordo com as normas adequadas de higiene, deve ser transportado para casa numa caixa de isopor com bastante gelo ou bolsa térmica.
Mamães acalmem-se. Desta forma tranquila e com carinho seu bebê terá seu leite nos momentos em que estiver trabalhando e quando estiverem juntos ele vai continuar a desejar o seu peito.
Bom, daqui mais um pouco…
Iremos descobrir mais algumas outras delícias!!!