COLABORE COM O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE SEU FILHO

Para a criança, entrar na escola é um desafio, algo excitante pelo novo a ser desvendado, mas também desconhecido, que traz, com certeza, inseguranças. Afinal trata-se do começo da vida escolar de uma criança, de um ambiente novo, de uma sala de aula desconhecida ou de um novo professor. Seja qual for a dimensão do elemento novo, é bom lembrar que a autoconfiança, a competência e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e como a escola é um dos primeiros lugares no qual essa experiência vai acontecer, percebe-se a importância da adaptação e da orientação da família para viver tais situações.

  • Os pais devem sentir-se seguros de deixar a criança na escola.
  • A criança deve ser preparada para vir à escola sem longas explicações e quando voltar para casa evite fazer muitas perguntas sobre o seu dia. Permitam que ela conte o que aconteceu quando tiver vontade, livremente.
  • A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para criança como para os pais, mas é superado em pouco tempo.
  • Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança que suportará melhor a nova situação.
  • O choro no momento da separação é esperado, mas nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola. Devem ser firmes e positivos para que seu filho sinta segurança em ficar na escola.
  • A ausência de choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Se o filho sai logo fazendo tchau é porque tudo está indo muito bem.
  • Os pais devem dizer a verdade, nunca falar aquilo que não será feito. Nunca saiam escondido do seu filho. Despeçam-se, naturalmente, com um beijo. Deixem mudanças na rotina de seu filho para depois do processo de adaptação. Adiem a retirada da chupeta, da fralda ou da mamadeira.
  • Às vezes, seu filho pode apresentar algumas alterações físicas, como vômito, febre, diarreia, etc. Importante observar!

Este é um momento muito importante na vida de seu filho, no qual o apoio e a compreensão na dose certa serão essenciais para ajudá-lo a adquirir segurança, autonomia e independência.

Estaremos aqui preparados para acolhê-los com todo nosso carinho e dedicação que merecem.

“Família Salamê Minguê”.