Coisinhas de criança.

É normal o bebê no seu primeiro ano de vida, ter algumas doenças mesmo simples ou passageiras, que podem tirar o sono dos pais. Segundo os especialistas existem 4 vilões principais que podem deixar seu bebê com dor, manhoso e até febril: as incômodas assaduras, as irritantes cólicas, os doloridos machucados e as temidas viroses que mais atacam os bebês com narizinho entupido, tosse, espirros, dor de garganta, diarreias, vômitos e até febre.

No Brasil, a época em que os bebês mais sofrem com infecções virais é a chamada estação da gripe, que vai de abril a agosto. O principal motivo não é a baixa temperatura, mas sim a aglomeração de pessoas em locais de pouca ventilação, um cenário perfeito para a proliferação dos vírus.

Até os 6 meses, o bebê está protegido das doenças virais mais comuns, como a respiratória. Isto porque os anticorpos da mãe são transmitidos pela placenta e também durante o aleitamento. A maior incidência de viroses em bebês ocorre quando a mãe volta ao trabalho e o pequeno vai para o berçário. Além de ter iniciado o desmame exatamente neste período, a criança passa a ter contato com outras crianças e assim com vários tipos de vírus. E a única forma de se proteger destes vírus é tomando contato com eles.

Outro risco para os bebês são as viroses intestinais e para essas o cuidado deve ser redobrado por conta da desidratação. O tratamento adequado é aguardar entre 3 e 10 dias, que tudo volta ao normal na vida do bebê. Necessitamos então, de atitudes preventivas junto aos adultos e crianças que precisam ter cuidados ao beijar o bebê e ao tocá-lo, pois eles ainda são muito indefesos. Lembre-se: todos terão o maior tempo possível para ficarem bem juntinhos, mas neste momento todo cuidado é pouco.