Quando a criança vai pela primeira vez para a escola, um turbilhão de sentimentos acontece nos corações dos pais. Este é um ponto extremamente significativo na vida da criança e principalmente na vida dos pais. É a saída do “colinho” dos seres mais importantes, deste aconchego, do carinho familiar, da segurança, enfim, deste porto seguro, em busca de um novo mundo, desconhecido e recheado de coisas diferentes, surpreendentes, descobertas, curiosidades, desafios, aprendizagens…
Como esta nova fase é simbolizada por um período turbulento, cheio de emoções fortes para a criança e pais, vários sentimentos e sensações irão acontecer…choro, ansiedade, angústia, medo, tristeza, insegurança, culpa, febre, dorzinha de barriga e mais…
São grandes os desconfortos e tensões para todos. Portanto, esse é o momento de muita calma e respeito ao tempo e a individualidade de cada um. Temos o nosso próprio tempo que é muito, muito diferente do tempo do outro. É um momento único pois este tempo vai ajudando a construir e a aprimorar os vínculos afetivos entre a criança – educador – pais – social – escola – casa. Tanto, que a história de sua vida desde a concepção até esta entrada na escola, é de suma relevância. Ouvir e conhecer esta dinâmica une escola e família, sem dúvida nenhuma. Os pais alguma vezes sentem-se divididos entre ver seu filho desafiando-se ao novo, com pessoas desconhecidas, e sentindo-se ameaçados a perder seu espaço e o amor de seu filho. Sem preocupação com isso. Amor paterno/filial é para sempre, para sempre mesmo!
Na escola também temos sentimentos e não é muito diferente.
É uma fase cheia de expectativas até que se fortaleça um relacionamento de afeição, confiança, honestidade, respeito, colaboração, de amor. Um amor verdadeiro que se inicia no conhecer – aprender a gostar – conviver (familiaridade) até transformar-se em AMAR INCONDICIONALMENTE.
Então, toda uma equipe já preparada assume esta posição tão simples (amorosa), e após esta primeira etapa de estarem envolvidos, disponíveis, inteiros em seus papéis de vida, todos vocês estarão verdadeiramente, estabelecendo uma relação de confiança.
A partir deste momento a ESCOLA passa a ser uma continuidade da sua própria CASA favorecendo com que juntos, construamos uma boa autoestima, desenvolvamos habilidades e talentos, essenciais ao seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico, permitindo assim, um ser humano FELIZ, muito feliz! Bom, é muito importante esta primeira educação pois é o alicerce para a construção do amanhã. Nós temos o dever de estarmos juntos e unidos nesta mesma sintonia e energia. Numa conexão eterna de respeito, confiança e AMOR!